quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Entenda como vai funcionar o acordo do Inss com o Canadá

O Ministério da Previdência Social assinou nesta terça-feira ajuste administrativo que operacionaliza acordo assinado em agosto. O acordo irá beneficiar mais de 30 mil brasileiros que vivem no Canadá, assim como os nacionais canadenses que residem no Brasil, como explica o secretário-executivo do ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

Diz o – secretário-executivo do MPS, Carlos Eduardo Gabas

“Temos cerca de 30 mil brasileiros vivendo no Canadá. Como funciona o acordo? Pessoas que trabalharam uma parte da vida no Brasil e que se mudaram para o Canadá e continuam trabalhando lá. Antes do acordo, esses tempos não se somavam e eram totalizados para fins de aposentadoria. Após a assinatura deste ato, os brasileiros que têm uma parte da sua vida laboral, tem contribuições feitas no Brasil poderão somar o tempo de contribuições feitas no Canadá e vice-versa. Na verdade, esse acordo funciona como se fosse uma portabilidade da contribuição ao regime de previdência do seu país. E isso beneficia, claro, porque as pessoas deixam de perder tempos que foram contribuídos nos países em que eles viveram uma parte da vida.”

O acordo precisa passar por ratificação do Congresso Nacional para entrar em vigência. Uma vez ratificado, o tratado segue para promulgação e publicação, procedimentos que darão vigência ao acordo nos planos doméstico e internacional. Para o embaixador Eduardo Gladione o acordo é importante para as dois países.

Diz o embaixador Eduardo Ricardo Gradilone Neto

“Para os dois países é muito importante. È muito importante fazer coisas para os seus cidadãos, estejam eles no Brasil, estejam eles no exterior. Tanto o Canadá quanto o Brasil estão de parabéns pelo acordo assinado hoje.”